Como obter a segunda via de documentos perdidos pela enchente no Rio Grande do Sul
Você que é morador do Rio Grande do Sul e foi atingido pelas fortes enchentes no mês de maio de 2024, e infelizmente, teve seus documentos perdidos, esse artigo é para você.
Sabemos que está difícil recuperar a documentação básica para muitas pessoas que foram atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul.
Além de muitos estarem sem acesso a internet para conseguir viabilizar essa questão, os próprios órgãos públicos também foram atingidos e estão ainda em fase de recuperação.
Porém, é preciso que todo cidadão tenha em mãos sua documentação básica para conseguir requerer seus direitos nesse momento tão delicado em que o nosso estado está passando.
Então, nesse artigo separei pra você as maneiras que existem nesse momento para conseguir recuperar uma segunda via de seus documentos.
Mas atenção, como até os mesmos os órgãos públicos estão lidando com uma nova situação, eles também estão em fase de adaptação, e por isso, a maneira de obter seus documentos podem ser alteradas no decorrer das próximas semanas.
Porém, vamos verificar todas as opções que temos agora.
1- Segunda via de documentos nos cartórios
2- Segunda via de documentos na internet
3- Segunda via de documentos nos abrigos

1- Segunda via de documentos nos cartórios
Todos os moradores do Rio Grande do Sul que foram vítimas das recentes enchentes no mês de maio de 2024, já podem requerer a segunda via dos documentos que foram perdidos por conta desta tragédia.
Nesse momento, todos os cartórios do Rio Grande do Sul estão autorizados a emitir as certidões de nascimento, certidões de casamento e certidões de óbito. E de forma gratuita.
Já, em Porto Alegre, desde o dia 20 de maio de 2024, há 4 postos fixos na cidade que vão atender de maneira gratuita as solicitações dessas certidões.
De acordo com o CNJ, esses postos de atendimento vão estar localizados nos seguintes endereços:
– 3º Pavimento do Shopping João Pessoa, no bairro Farroupilha
– posto Tudo Fácil Zona Norte, no Shopping Walling, no bairro Passo D’Areia
– no Foro Regional do Paternon, bairro Paternon
– no Shopping Total, no bairro Independência.
O funcionamento desses pontos de atendimento a princípio é das 12h até as 17h em dias úteis.
Há posto de atendimento como estes também para as cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Lajeado.
Para quem perdeu o Documento de Identidade, é essencial apresentar a certidão de nascimento ou de casamento para requerer a segunda via do RG.
Por isso, o primeiro passo é requerer as certidões.
Caso você já tenha as certidões, saiba que até então no momento que publicamos esse artigo (maio/2024), o IGP, órgão responsável pela emissão da Carteira de Identidade, não está operando de forma informatizada e não está fornecendo a emissão de identidades até então.
Para quem já tinha realizado o pedido do RG, deve comparecer ao posto operante em que realizou o pedido do RG para verificar se o documento já está para a retirada.
2- Segunda via de documentos na internet
O CNJ informou que vai iniciar um módulo chamado de SOS RS, para atender as solicitações de certidões pela internet.
Os moradores do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelas enchentes não pagarão por este serviço.
A previsão é que essa central inicie no dia 31 de maio de 2024.
Então, se você não pode ainda se locomover para nenhum cartório ou posto de atendimento, mas tem acesso a internet, é possível fazer o pedido da segunda via das certidões sem sair de onde você estiver.

3- Segunda via de documentos nos abrigos
Para os moradores que estão sendo alojados em abrigos, e também precisa requerer uma segunda via de seus documentos, no momento, há equipes que estão indo em alguns abrigos para fazer o atendimento no local.
Segundo informações do CNJ, quase 10 mil certidões já foram emitidas para abrigados na cidade de Porto Alegre e no interior do estado.
Até o momento, essas são as 3 maneiras de você conseguir fazer o pedido da segunda via de seus documentos, caso ainda assim encontre dificuldades, procure um advogado para lhe auxiliar.