Calculadora do INSS é confiável?
Se você está quase se aposentando ou já está pensando em quando você irá se aposentar, provavelmente você já deu uma olhada na calculadora do INSS, também chamada de Simulador do INSS, certo?
A calculadora do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é uma forma gratuita de simular uma futura aposentadoria para todos os inscritos no INSS. Essa calculadora permite que você realize a contagem de tempo de contribuição e o valor estimado para a sua aposentadoria, com base nas informações do seu CNIS.
A simulação do INSS pode ser uma ferramenta muito útil para ter-se uma base mínima de quanto tempo de contribuição já foi realizado ao INSS, mas já lhe adianto, que ela não consegue analisar todos os detalhes para uma aposentadoria.
Porém, será mesmo que essa contagem de tempo e de valor estimado está correta? Até que ponto podemos confiar na calculadora do INSS?
Bom, fica comigo até o final deste artigo e você terá a resposta.
1 – O que é a calculadora do INSS?
2 – O que é preciso verificar para fazer a simulação do INSS?
3 – O que a calculadora não leva em consideração na contagem?
4 – Afinal, posso confiar na calculadora do INSS?
5 – Como ter certeza do cálculo da aposentadoria?
1 – O que é a calculadora do INSS?
A calculadora do INSS ou simulador do INSS é uma ferramenta gratuita que pode ser utilizada no site ou no aplicativo do Meu INSS.
Essa calculadora vai mostrar de forma resumida quais são os tipos de aposentadorias disponíveis naquele momento do cálculo, e quais são os requisitos para conseguir cada aposentadoria.
Mas como a calculadora vai saber os seus dados?
Bom, é aí que mora o perigo da calculadora do INSS!
Para calcular a sua aposentadoria, a calculadora vai utilizar todos os dados que estão no CNIS, que já está dentro do site do INSS com todas as suas informações referente a previdência.
Com base exclusivamente no CNIS, a calculadora vai te mostrar se você já pode se aposentar ou não, quanto tempo falta para você se aposentar e qual será o valor estimado da sua futura aposentadoria.
Analisando assim, parece interessante, correto?
Pois, como eu mencionei, tudo isso será calculado única e exclusivamente com base nos dados do seu CNIS, e é importante que você saiba desde agora: nem sempre o seu CNIS está correto no INSS!
Sim, o INSS comete muitos erros, principalmente em relação ao CNIS.
Então, se o seu CNIS estiver com algum erro, consequentemente o cálculo mostrado pela calculadora do INSS também estará.
Por isso, é preciso prestar atenção em muitos pontos no CNIS e também fora dele.

2 – O que é preciso verificar para fazer a simulação do INSS?
Como mencionei, o CNIS é com certeza o documento mais importante para o INSS nessa simulação da aposentadoria.
No CNIS, você vai verificar todos os seus vínculos trabalhistas e previdenciários, ou seja, toda a sua jornada de trabalho durante toda a sua vida e todas as suas contribuições para o INSS, mês a mês.
E é isso que a calculadora vai fazer: compilar seus dados e calcular com base no que estiver no CNIS.
Então, se você deseja fazer uma simulação no site do INSS, recomendo que você primeiramente verifique todo o seu CNIS.
E como é feita essa verificação?
Bem, o primeiro passo é você conferir se todos os lugares que você trabalhou estão no CNIS.
Feito isso, você vai conferir se as datas de início e de fim de cada vínculo trabalhista estão corretas.
Após, vem a parte mais complicada: você vai conferir todos os meses de salários, de toda a sua vida.
Sim. É isso mesmo, se você trabalhou por 30 anos, você terá de conferir 30 anos de salário.
Você vai conferir tudo isso com base na sua Carteira de Trabalho.
Além disso, é preciso sempre conferir a data de nascimento e sexo no CNIS, pois isto também irá interferir no cálculo realizado pelo INSS nesse simulador.
3 – O que a calculadora não leva em consideração na contagem?
A calculadora do INSS não leva em consideração na contagem da aposentadoria muitos importantes que não constam no CNIS.
Primeiramente, é preciso ter certeza que todos os dados que estão no CNIS estão corretos e atualizados.
Por exemplo, se há algum vínculo sem data de saída, a calculadora pode nem mesmo considerar esse vínculo inteiro.
Porém, há alguns pontos que com certeza você não encontrará no CNIS, mas que podem sim serem contabilizados para a contagem da sua aposentadoria.
O período de aviso prévio geralmente não consta no CNIS, por isso, deve ser incluído nessa contagem conforme a Carteira de Trabalho.
O CNIS também não revela também qual o tipo de atividade era exercida em cada trabalho. Isso significa que se você exerceu alguma atividade especial, como um médico, mecânico, dentista, motorista de ônibus, frentista ou outra atividade considerada especial, essa informação não constará no CNIS.
Ou seja, frente a uma atividade especial, você pode ter a contagem da sua aposentadoria ser aumentada, se aposentando mais cedo. Mas, como essa informação importante não consta no CNIS, a calculadora não vai levar isso em consideração e calcular a contagem do seu tempo de trabalho de forma errada.
Se você já exerceu alguma atividade como servidor público, provavelmente essa atividade não constará no CNIS, então, a calculadora do INSS não vai considerar todo o tempo de trabalho como servidor público.
Uma outra situação comum é se você trabalhou em regime de economia familiar. A maioria dos CNIS não contém essa informação, por isso, esse tempo não estará na contagem realizada pela simulação do INSS.
E, nesse mesmo exemplo temos ainda a situação de quem tem tempo de exército, é difícil verificarmos esse tempo do CNIS de algum segurado.
Assim, como é possível verificar, a calculadora do INSS não considera muitos pontos importantes para sua aposentadoria.
4 – Afinal, posso confiar na calculadora do INSS?
Muitas vezes a diferença do cálculo do tempo de contribuição realizado por um advogado especialista em direito previdenciário, que irá analisar todos esses pontos que mencionei acima e muito mais, com o cálculo apresentado pela simulação do INSS, pode ser imensa, e aqui estamos falando de 5 anos, 10 anos.
Imagina você confiar na calculadora do INSS acreditando que precisa trabalhar por mais 5 anos quando na verdade você pode se aposentar em 5 meses?
Então, claramente, a calculadora do INSS não é uma ferramenta confiável para você basear o cálculo de tempo e de valor da sua aposentadoria.
5 – Como ter certeza do cálculo da aposentadoria?
Para ter certeza do seu cálculo de aposentadoria, caso o tenha realizado no site do Meu INSS pela calculadora gratuita, recomendo que procure um advogado especialista em direito previdenciário.
Somente esse profissional saberá analisar com profundidade toda a sua documentação referente a toda sua vida de trabalho, considerando todas as atividades exercidas por você e tudo o que o CNIS não considera.
Além disso, um advogado especialista em direito previdenciário saberá calcular o valor da sua aposentadoria em todas as regras que se aplicam ao seu caso, para assim, você conseguir se aposentar com o valor mais alto possível.
Por isso, não aposte todas as suas fichas na calculadora gratuita do INSS, e procure um profissional qualificado para lhe auxiliar a planejar a sua aposentadoria da forma mais certeira e segura possível.